ORIGENS DO SER - Centro Terapêutico Educacional e Bem Estar


 

Psicologia                        

 

A Psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano e os seus processos mentais (razão, pensamentos, sentimentos e atitudes)(Feldman, 2001).

O psicólogo procura por meio de uma relação terapêutica baseada na aceitação, confiança, respeito e empatia compreender o comportamento e o pensamento de quem o procura.

Tendo como objectivo último, a promoção do bem-estar, equílibrio emocional e psicológico, o psicólogo ajuda o utente a compreender melhor o seu funcionamento psíquico e a forma como este influencia o seu quotidiano. 

A consulta de Psicologia surge deste modo, como um espaço privilegiado e único de apoio individualizado, onde em colaboração, se procura redefinir formas de pensar, interpretar a realidade, sentir e actuar.

 

Algumas das Áreas de intervenção no Adulto: 

  • Depressão;
  • Perturbação bipolar;
  • Ansiedade;
  • Ansiedade Social; 
  • Fobias;
  • Pânico com e sem Agorafobia;
  • Perturbação Obsessivo-Compulsiva;
  • Perturbações Alimentares (Anorexia, Bulimia, Ingestão Compulsiva,...); 
  • Perturbações do Sono;
  • Perturbações Somatoformes;
  • Abuso de Substâncias, etc.

 

Algumas das Áreas de intervenção com Crianças/Adolescentes: 

 

  • Depressão Infantil e Lutos;
  • Ansiedade de Separação;
  • Problemas de Eliminação (Enurese e Encoprese);
  • Problemas de Aprendizagem (Perturbações Específicas da Leitura, Escrita ou Cálculo);
  • Mutismo Electivo;
  • Tiques;
  • Alterações do Comportamento Alimentar (ex:Pica);
  • Problemas da Comunicação (ex: Gaguez);
  • Perturbação Motora do Desenvolvimento da Coordenação; 
  • Perturbações Globais do Desenvolvimento;
  • Deficiências Mentais Ligeiras ou Moderadas; 
  • Síndromes Genéticos;
  • Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção;
  • Perturbações do Espectro Autismo (Autismo, Síndrome de Asperger);
  • Perturbação de Oposição;
  • Perturbações Emocionais.

  

No Origens do Ser, o processo de intervenção psicológica privilegia a articulação com os Pais e todos os responsáveis pela educação da Criança/Adolescente, por considerar que este envolvimento é fundamental para a evolução e mudança.